Projeto Memorial
O objetivo do Projeto Memorial é preservar a história daqueles que fazem a história. Historicamente a história foi registrada pelos vencedores e personalidades; como consequência, pouco ou nada se sabe sobre os vencidos ou mesmo daqueles que deram suas vidas em prol dos interesses do rei ou aqueles, cujo labor na retaguarda da batalha, contribuíram para a vitória. Também esquecidos foram os peasants, camponeses que eram obrigados a lutar na defesa dos senhores feudais.
A História, escrita sob os auspícios dos vencedores, conta apenas a estória dos Senhores da Guerra. Quase sempre se omitem sobre o cenário e seus atores, soldados e oficiais de baixo escalão e população não militante que sofreram as consequências e, em última análise, foram os vencedores e vencidos da guerra em benefício apenas dos donos do poder, generais, reis, rainhas e imperadores e imperatrizes ou senhores feudais.
De maneira geral a história mostra apenas uma das faces da moeda. O pouco que se sabe do seu outro lado é pela inferência sobre esparsos dados da literatura ou coletados pela arqueologia.
O projeto Memorial em desenvolvimento pela Möbius é um grande arquivo digital perpétuo, criado sobre as plataformas Blockchain e HyperLedger, aberto a toda a população. O histórico pessoal e familiar poderá ser registrado perpetuamente. O registro das informações será livre; o acesso a elas, no entanto, respeitará um rígido protocolo de segurança assim resumido:
Informações pessoais e familiares:
- Dados estatísticos, sem identificação do indivíduo, poderão ser acessados por pesquisadores e autoridades.
- Informações pessoais somente serão acessadas pelo proprietário da informação ou seus herdeiros por um período de até 100 anos após a morte do indivíduo.
- Após este período de sigilo controlado, as informações, sem identificação do indivíduo, serão de domínio público podendo ser acessada por qualquer historiador.
Informações empresariais e institucionais:
- Dados estatísticos, sem identificação da empresa, poderão ser acessados por pesquisadores e autoridades.
- Enquanto a empresa existir legalmente, seus dados empresariais somente poderão ser acessados por autorização de seus responsáveis legais;
- Após período de 50 anos, contados da extinção legal da empresa, (por enceramento, falência. fusão, incorporação, abandono ou qualquer outro motivo), seus dados serão considerados de domínio público podendo ser acessado por qualquer cidadão, pesquisadores ou autoridades.
O que arquivar:
Poderão ser arquivados perpetuamente, informações pessoais, DNA currículos, histórico escolar e profissional, declarações para a posteridade, publicações, livros, artigos, cartas, fotos, vídeos, áudios, pensamentos, memorabilia, etc.
Este projeto está em desenvolvimento sem data para sua conclusão.