Perfil Corporativo

Möbius Tecnologia Aplicada S.A. (MTA)

Diretoria

Luiz Carlos Bergamo, engenheiro de sistemas, brasileiro, casado, portador da cédula de identidade RG 3.252.504, SSP-SP, CPF 097.149.528-91, com domicílio profissional na Rua Venezuela, 50, Recanto Inpla, Carapicuíba, SP, CEP 06350-250, doravante “Declarante”, nomeado pelo Conselho de Administração para o cargo de Diretor Presidente.

Ary Bergamo, economista, brasileiro, casado, portador da cédula de identidade RG 3.567.625 SSP-SP, CPF 384.735.858.-87; domiciliado na Rua Venezuela, 50, Recanto Inpla, Carapicuíba, SP, CEP 06350-250, doravante simplesmente “Declarante”, nomeado pelo Conselho de Administração para o cargo de Diretor de Finanças e Administração.

Maurice Anaf, Agente de Investimentos, brasileiro, casado, RG 6.460.588, CNPJ 007.729.658-38, com domicílio profissional na Rua Venezuela, 50, Recanto Inpla, Carapicuíba, SP, CEP 06350-250, doravante simplesmente “Declarante”, nomeado pelo Conselho de Administração para o cargo de Diretor de Relações com Investidores.

 


Möbius Tecnologia Aplicada S.A. (MTA)

Mensagem do Presidente

Möbius Tecnologia Aplicada S.A. fundada em 1987 como empresa desenvolvedora de tecnologias, firmou seu primeiro contrato de cessão de tecnologia com uma multinacional do ramo de impressos para computador, líder mundial neste ramo gráfico. A Möbius lhes cedeu, por vinte anos, os direitos de uso e comercialização dos produtos gráficos de alta segurança produzidos com a tecnologia Möbius. A comercialização destes produtos se tonou na principal e mais rentável linha de produção daquela multinacional, dobrando seu o faturamento no Brasil. Infelizmente para a Möbius, a diretoria local da multinacional, injustificadamente alegando motivos implausíveis, rescindiu unilateralmente o contrato de transferência de tecnologia. A Möbius demandou exigindo indenização por perdas e lucros cessantes, acrescido da multa contratual, corrigidos e mais juros de 1% a.a. Foi uma luta de mais de 30 anos, em todas as esferas dos tribunais da justiça brasileira, até a vitória final irrecorrível, que condenou a empresa multinacional pagar vultosa indenização.

Esta longa luta exauriu todos os recursos da empresa e de alguns acionistas que bancaram, por seus próprios meios, o pagamento das dívidas da Möbius, e os custos da demanda durante o tempo em que ela ficou paralisada ao longo desta demanda. Apesar de paralisada comercialmente, continuou investindo no desenvolvimento de tecnologia.

Com o recebimento da indenização garantido judicialmente, em Assembleia Geral Extraordinária os acionistas decidiram por unanimidade retomar as atividades da empresa. Decidiram também que, considerando a situação ímpar da empresa, isto é, sem nenhuma dívida, quer trabalhista, fiscal ou comercial, mas com expressivo crédito a receber, suportado por hipotecas judiciais sobre bens imóveis, deveriam reorganizar a empresa dentro dos princípios ESG e das rígidas normas éticas e de Governança Corporativa exigidas pela CVM e Bolsa de Valores. Esta decisão tem por objetivo reiniciar as atividades da empresa com olho, em futuro próximo, na abertura do capital, listando a empresa na CVM e na B3, como empresa do “Bovespa Mais – Nível 2”.

Acredito com isso, entregar aos seus acionistas uma nova Möbius, bem administrada, perseguindo seus objetivos de criar e aplicar tecnologias orientadas ao uso sustentável dos bens naturais, preservando a ecologia dentro de sólidos princípio éticos na gestão eno tratamento igualitário de seus colaboradores, tanto na remuneração pelos serviços, como no respeito às diferenças de raça, gênero ou preferências e finalmente remunerando os investidores, acionistas que, pela aplicação de seus próprios recursos, permitem a existência da empresa.

Acredito no sucesso desta reinauguração da Möbius mas, de agora em diante, esse objetivo depende dos Conselheiros eleitos, Diretores nomeados e dos acionistas e demais colaboradores compromissados com os objetivos da Companhia. Confio em cada um de vocês para entender, compartilhar, respeitar e zelar por nossos propósitos, nossos valores e pelo cumprimento de nosso Código de Conduta Ética e filosofia ESG – Ambiental (Environment), Social e Governança (Governance).

Que a Coletânea de Códigos e Princípios de Gestão e Comportamento Ético, seja nosso guia nas relações interpessoais e comerciais da Möbius Tecnologia Aplicada S.A.

Carapicuíba, 4 de maio de 2025

 


 

Estrutura Administrativa

Organograma

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto por pelo menos 5 e no máximo 9 Conselheiros, residentes ou não no País, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com no mínimo 2 membros ou 20%, o que for maior, de Conselheiros externos, independentes, sem qualquer vínculo com a Companhia ou com as partes relacionadas.

As obrigações, direitos e atos do Conselho e Comitês serão pautadas num Regimento Interno que segue Leis das Sociedades por Ações, o Estatuto Social e o código das Boas Práticas de Governança Corporativa publicado pelo IBCC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Composição do Conselho de Administração

Luiz Carlos Bergamo, ingressou na Möbius em 30 de outubro de 1989, quando assumiu a presidência do Conselho e o cargo Diretor Superintendente. Bergamo é o autor da tecnologia que foi transferida à Moore Business Forms Ltd. e que foi objeto do processo contra esta empresa multinacional, cujos royalties devidos são a origem do crédito judicial a favor da Möbius. Luiz Carlos Bérgamo tem uma vasta experiência na tecnologia da informação, tendo iniciado sua carreira no primeiro computador instalado em São Paulo, o IBM 1620, na Escola Politécnica da USP. Atuou ativamente no desenvolvimento de equipamentos controlados por computador e no desenvolvimento dos softwares para projetos de engrenagens e cames de controle dos pontos de máquina de costura, como também software de controle da alto-forno siderúrgico; carga decubilotes e fornos de fundição elétricos; controle de colunas de destilação de álcool e projeto por computador de equipamentos para usinas de açúcar. Ao longo de sua carreira foi gerente e diretor deTI de empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e no exterior. Por mais de trinta anos administrou os processos judiciais movidos contra a Moore/RRDonnelley, colaborando intimamente, inclusive como assistente dos peritos e com os advogados, patronos destas ações. Projetou e construiu barcos a vela e a motor; desenvolveu e patenteou sistema de propulsão naval a hidrojato.

Sociedades, Comendas e Honrarias.

  • Foi vice-presidente da SMS-Single Martket Securities, Scotland, UK.
  • É membro efetivo e Cônsul do EWI – Europäisches Wirtschaftsinstitut International e.V. (Instituto Econômico Europeu).
  • Em 2000, na cidade de Bad Ragaz, na Suíça, foi agraciado pelo EWI, com o prêmio Euro Crystal Globe que homenageia pessoas de destaque nas ciências, arte e cultura e indústria em reconhecimento ao seu trabalho na divulgação da indústria brasileira na Europa.
  • Em 2003 a “Academia Brasileira de Arte, Cultura e História” outorgou-lhe a “Medalha de Mérito Empresarial” no grau de Comendador.
  • Em 2004 foi homenageado com a “Medalha Cívica Nobres Cavaleiros de São Paulo” no grau de “Cavaleiro”, reconhecida pelo Comando do Regimento de Cavalaria “9 de julho” da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Demétrius Bérgamo, ingressou na Möbius em 30 de outubro de 1989, assumindo a Diretoria Administrativa e Financeira. É economista pela PUC São Paulo. Possui excelente formação e experiência técnica no projeto e desenvolvimento de componentes reforçados com fibras de carbono, vidro e sintéticas. Projetou e construiu barcos veículos em plástico reforçado e carros elétricos. Dedica-se também à restauração e coleção de veículos clássicos.

Ary Bérgamo, Economista pela Fundação Armando Álvares Penteado, Mestrado em Economia Brasileira e Marketing. Professor de Planejamento Financeiro pela Faculdade Anhembi/Morumbi. Fez sua carreira profissional na gestão e direção de bancos, financeiras e empresas de grande porte. Foi Diretor Financeiro das Indústrias Reunidas São Jorge e também Diretor Financeiro da Gráfica Lanzara. Representante de Multibancos na FEBRABAN. Experiente em comércio exterior com o leste europeu, principalmente com países de língua russa, com commodities agrícolas, fertilizantes, café, frutas e sucos. Assessora empresas brasileiras na participação de feiras no exterior dos setores calçadistas e sucos.

Augusto Jorge Filho. Ingressou na Möbius em julho de 2022 como consultor para organizar a administração, os registros da empresa junto aos órgãos Federais, Estaduais e Municipais, bem como os Manuais e Regimentos internos de Ética e Conduta. É sócio da Figueiredo Consultoria, onde responde pelas áreas de Compliance, Auditoria e Controles Internos. Conta com experiência de mais de 20 anos em multinacionais francesas e suíças nas áreas de Auditoria e Gestão de Propriedades. Formado em Administração de Empresas pelo Instituto Luzwell de Ensino Superior, com pós-graduação em Administração Contábil e Financeira pela FAAP, MBA em Gestão de Controladoria, Auditoria e Tributos pela FGV/SP e também Master em Gestão de Ativos Financeiros pelo IBMEC.

Maurice Anaf. Agente de Investimento, especializado em renda variável pela B3. Na Siemens Brasil S.A. atuou no desenvolvimento, modernização e melhorias na eficiência e controle de qualidade de equipamentos de teste de telefonia e alta tensão. É Professor de Educação Financeira, Análise Técnica e Investimento. É empresário do ramo musical e cultural onde investe na produção, importação, exportação, gravação fonográfica, eventos culturais, shows e peças teatrais. Experiente no comércio internacional principalmente com os EUA, França, Alemanha, Holanda e Japão. Proprietário da Gravadora MaxiMusic/Aquarela, da loja de discos Musical Box Exportação e Importação Ltda. É proprietário do Estaleiro Westport Nautica Ltda.

Oxana Tymchenko Bergamo: Engenheira de produção e construção civil pela Universidade de Kharkov, Ucrânia. Durante 12 anos atuou no planejamento econômico da marinha portuária do porto comercial e marítimo de Berdyansk na Ucrânia. No Brasil, na empresa americana Global Solutions Ltd., em Santos, SP, foi gerente de projetos e treinamento em plataformas “off shore”; Gerente da MAKstore Indústria de Vestuário Ltda; Tradutora e intérprete Russo/Ucraniano/português.

Luiz de Andrade Shinckar. Acionista fundador da Möbius. Na qualidade de ex-militar, e graduado em Engenharia pelo Exército Brasileiro, em 1974, Shinckar desenvolveu qualidades essenciais, entre elas, disciplina, liderança e resiliência, que o destacam em qualquer desafio que enfrenta. Sua dedicação e comprometimento com a excelência são evidentes em todos os aspectos de sua carreira. Graduado em Direito pela prestigiosa Universidade de São Paulo – USP, em 1977, Luiz Shinckar possui uma base sólida em conhecimento jurídico. Sua formação acadêmica permitiu-lhe adquirir habilidades analíticas e argumentativas, fundamentais para enfrentar questões complexas e alcançar soluções legais eficazes. A junção de seus estudos agregou ao seu conjunto de habilidades a capacidade de lidar com problemas práticos e, sob pressão, implementar soluções eficientes e trabalhar de forma colaborativa com equipes multidisciplinares. Sua capacidade de adaptação e sua ética de trabalho são valores fundamentais que o tornam um profissional confiável e capacitado. Em seus 47 anos de experiência jurídica, voltadas à busca de desafios estimulantes e oportunidades de crescimento, Shinckar já realizou diversas atividades relevantes como: Procurador na São Paulo Transportes; advogado designado pela prefeitura de São Paulo no Conselho Nacional de Petróleo; advogado da CET-Companhia de Engenharia de Tráfego; advogado do Grupo PepsiCo, Diretor Jurídico do SINCOESP-Sindicato dos Comissários e Consignatários do Estado de SP, Diretor Jurídico na Mapfre Seguros; Diretor Jurídico do Grupo ITD Transportes; advogado das seguradoras Zurich Brasil e Berkley Brasil, além de Consultor em escritórios de advocacia e entidades privadas, tais como revistas e periódicos.

Diretoria Executiva

Responsável pela instituição de políticas de gestão, operacionalização e postura corporativa nos negócios, além de executar planos e atingir as metas estabelecidas pelo Conselho de Administração.

A Diretoria Executiva é composta por profissionais com larga experiência gerencial e formação acadêmica compatível com os objetivos do departamento que dirigirem.

Atuam no dia a dia operacional da Möbius, Sendo composta no mínimo, por cinco Diretores, sendo um Diretor-Presidente, e os demais adotam o título de Diretor seguido com a indicação de sua área de atuação. São eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, podendo ser reeleitos.

Diretor de Relações com Investidores

O Diretor de Relações com Investidores (DRI) se dedica a comunicar informações sobre a empresa, seus resultados e estratégias aos investidores e acionistas, com o objetivo de construir e manter uma relação transparente e positiva. O DRI deve fornecer informações claras e precisas, para que os investidores tomem decisões fundamentadas sobre a empresa e suas ações. Seus principais objetivos são:

  • Fornecer informações precisas e transparentes:
  • Divulgar dados financeiros, estratégias de negócio, notícias relevantes e outros detalhes sobre a empresa.
  • Manter uma relação positiva com os investidores:
  • Busca construir uma relação de confiança e credibilidade com o público investidor.
  • Atrair e reter investidores:
  • Influenciar positivamente a percepção da empresa no mercado, aumentando seu valor e liquidez.

Comitês

Comitês de Assessoramento

Comitês de Assessoramento O Conselho de Administração conta com Comitês de Assessoramento internos especializados e não deliberativos. Seus integrantes são membros do Conselho de Administração e especialistas externos nomeados anualmente pelo Conselho de Administração e se reportam ao próprio Conselho. O funcionamento, responsabilidades e atuação dos comitês é normatizado por Regimento Interno. São criados, de acordo com a necessidade, entre outros, os comitês:

Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos:

Este comitê tem como missão assegurar a qualidade, integridade, transparência e credibilidade das demonstrações financeiras da Möbius, bem como da efetividade dos processos e trilhas das auditorias interna e da independente, dos controles internos e do cumprimento da legislação aplicável. Zelará também pela gestão adequada dos riscos do negócio. Será formado por três membros sendo dois especialistas e se reunirão a cada três meses.

Talentos Humanos

Monitorará e orientará as práticas e políticas de remuneração, atração, retenção e desenvolvimento de talentos. Terá como objetivo assegurar o exercício de uma política de valorização e desenvolvimento de Talentos Humanos dentro das melhores práticas de gestão de pessoas. Terá quatro membros sendo um conselheiro e um especialista externo. Entre suas funções estarão o acompanhamento do programa de desenvolvimento de potenciais sucessores, a formação de lideranças, o clima organizacional e o cenário trabalhista brasileiro.

Auditoria e Compliance

A auditoria interna se reportará diretamente ao Presidente do Conselho de Administração e terá como missão fiscalizar, avaliar e propor melhorias nos processos e mecanismos de controle da Möbius. A Empresa também deverá contar com auditoria externa selecionada e contratada entre empresas de auditoria de renomada reputação.

Governança Corporativa

Deverá analisar, mensurar, monitorar, revisar periodicamente os códigos de conduta ética, propor o aperfeiçoamento e a efetividade das práticas de Governança Corporativa. Terá com princípios a transparência, a equidade, a prestação de contas e responsabilidade corporativa. Será composto por cinco membros, sendo dois deles Conselheiros Externos.