Projeto Reciclagem Total

Projeto Reciclagem Total

 

O Resíduo Sólido Urbano (RSU) é um dos grandes problemas ambientais da sociedade moderna. Muito pesquisado mas até hoje não se desenvolveu um processo economicamente viável e ambientalmente correto de decomposição da matéria orgânica e aproveitamento dos sólidos inorgânicos contidos no lixo doméstico, comercial e industrial.

Na primeira década do século 21, pesquisadores ligados à Möbius, em conjunto com pesquisadores europeus desenvolveram uma técnica de compostagem acelerada da matéria orgânica contida no resíduo urbano, sem qualquer tratamento ou seleção prévia. Em poucos minutos de compostagem a matéria orgânica é convertida em fibras celulósica e seu volume é reduzido para menos de 10% do conteúdo no RSU. O processo acelerado de compostagem limpa e desinfeta os resíduos inorgânicos, permitindo a coleta total do material reciclável, plásticos, metais, tecidos, madeiras, etc.

No entanto, na época, o processo não se mostrou viável economicamente para as cidades brasileiras. Enquanto esta tecnologia era implantada em cidades europeias e americanas, no Brasil, os pesquisadores da Möbius continuaram seu desenvolvimento para viabilizá-lo para as condições locais. Deste desenvolvimento continuado, várias patentes estão em processo de registro. Hoje, técnica e economicamente já é possível a instalação da tecnologia na maioria das cidades brasileiras.

Depois de registradas as patentes, a Möbius iniciará a instalação da tecnologia nos municípios que a desejarem.