Möbius Tecnologia Aplicada S.A. (MTA)
A tecnologia que conecta sua Marca, Produtos e Serviços ao consumidor
A Möbius Tecnologia Aplicada S.A. (MTA), foi criada em 11 de novembro de 1987, pelo advogado Luiz de Andrade Shinckar, acionista fundador, para, quase dois anos depois, explorar a tecnologia gráfica desenvolvida por Luiz Carlos Bérgamo que, àquela época, tinha atuado na qualidade de diretor de informática do Banespa – Banco do Estado de São Paulo, nos idos de 1978, e prestado consultoria na organização do SINCOESP – Sindicato dos Comissários e Consignatários do Estado de São Paulo, entidade patronal que, entre outras categorias, representava as empresas de revenda de bilhetes das Loterias Federal e Estaduais.
Nesta consultoria, Bérgamo conheceu o mercado de loterias oficiais no Brasil e, com o sucesso na organização do SINCOESP, foi convidado pelo Governo Montoro para planejar a reinstituição da Loteria do Estado de São Paulo, extinta por lei promulgada pelo Governo Dutra.
Em busca de inovação, Bérgamo estudou loterias na Europa e Estados Unidos onde, autorizado pela Nevada Gamming Comission (Comissão de Jogos do Estado de Nevada, USA), conheceu o estudo da arte em jogos lotéricos e de cassino, bem como os respectivos sistemas de controle e de arrecadação de tributos.
Na época, a Loteria Instantânea estava no auge de sua popularidade; Bérgamo propôs, então, ao Governo do Estado de São Paulo, a Loteria Instantânea como alternativa para concorrer com a Loteria Federal.
Criada em 1986, a “Loteria da Habitação”, Loteria do Estado de São Paulo, somente iniciou comercialização em 1988, já no Governo Quércia.
Como não existiam no Brasil máquinas que pudessem fabricar bilhetes instantâneos, bem como havia restrições para sua importação, Bérgamo, experiente em projetos e desenvolvimento de máquinas e sistemas industriais controlados por computador, desenvolveu sofisticada tecnologia, controlada inteiramente por computador e integrando, num único e contínuo processo, impressão policrômica em offset, sobre a qual eram impressos dados variáveis e sobre estes era impresso por serigrafia, uma trama de segurança contra fraudes e, ainda, sobre esta, também por serigrafia, uma espessa camada de tinta raspável encobrindo os dados variáveis do jogo e, finalmente, era impressa uma ou mais tramas de segurança.
Bérgamo transferiu os direitos dessa tecnologia para a Möbius que, posteriormente, cedeu onerosamente, por 10 anos renováveis, estes direitos à Moore Formulários Ltda., multinacional Canadense, líder mundial no seu setor de formulários contínuos para computadores.
O primeiro bilhete de Loteria Instantânea no Brasil foi produzido pela Moore, ainda no protótipo construído por Bérgamo, para promover os produtos de informática por ela comercializados, na Feira de Informática da SUCESU em 1986. Era um jogo instantâneo que ficou conhecido como “Marilyn Moore”, uma figura robótica, tema do “stand” da Moore num trocadilho publicitário inspirado na atriz Marilyn Monroe.
O sucesso da promoção foi tão grande que as filas para obter e raspar as cartelas prejudicaram os demais “stands” da Feira obrigando a administração do evento a determinar horários escalonados para a promoção.
Vários outros tipos de bilhetes instantâneos foram produzidos experimentalmente no protótipo de Bérgamo que foram analisados, verificados e aprovados pelo Depto. de Pesquisa e Desenvolvimento da Moore Americana quanto à qualidade e segurança contra fraudes.
A alta segurança dos bilhetes, permitiu o desenvolvimento de jogos bancados.
A partir desta aprovação, a Möbius transferiu o restante da tecnologia e, a Moore, sob orientação da Möbius, construiu, dentro da fábrica de Osasco, uma linha de produção de bilhetes de Loteria Instantânea.
Iniciada a produção e vendas, inclusive exportação para países da América Latina, um diretor da Moore (Brasil), alegando motivo implausível, cancelou o contrato de transferência de tecnologia, já adimplido pela Möbius.
Esta atitude antiética da diretoria brasileira da Moore, provocou uma ação judicial, da Möbius contra a Moore, pleiteando indenização pela quebra imotivada de contrato de transferência de tecnologia acrescida de multa, juros e lucros cessantes.
A robusta documentação probatória, na petição inicial, tornou impossível a contestação e defesa da Moore.
Com flagrante intenção de proteger seus bônus, em detrimento dos interesses da empresa, a diretoria da Moore recusou qualquer acordo e contratou um grande escritório de advocacia cujo único objetivo foi postergar o encerramento do processo e o pagamento da indenização pretendida. Estes advogados fizeram uso de todos os recursos processuais imagináveis, perdendo todos, mas obtendo o resultado esperado: mais de 30 anos de atraso!
Mas a Möbius resistiu!
A Möbius, porém, não parou!
Mesmo fragilizada com a perda deste importante contrato, continuou no ramo de loterias Estaduais, vencendo várias concorrências para fornecimento de bilhetes e administração de loterias e investindo no aprimoramento e atualização de suas invenções e tecnologias.
Agora, com a autofalência da RR Donnelley, sucessora da Moore Formulários Ltda., alegadamente por não poder pagar a indenização devida à Möbius, esta teve que defender seus direitos no âmbito do processo de autofalência da RR Donnelley, como maior credora e única com garantia real, situando-se em segundo lugar na ordem de pagamentos da falência, logo após os direitos trabalhistas.
Garantidos, estes, os trabalhistas, com os recursos da venda do imóvel da fábrica de Blumenau, com créditos superiores ao saldo dos ativos físicos da massa falida RR Donnelley, na prática da dinâmica processual de falência, a MTA tornou-se a credora preferencial da massa falida.
Com a possível assunção dos ativos da massa falida RR Donnelley, a Möbius, sem passivo e reorganizada sob modernas práticas de Governança Corporativa, juntará seu know-how no projeto e desenvolvimento de máquinas automatizadas controladas por computador e no desenvolvimento de jogos lotéricos e promocionais, bem como seu conhecimento do mercado de Loterias Oficiais, às máquinas, equipamentos e know-how herdados da massa falida.
A grande amplitude deste cabedal tecnológico, integrando informações em banco de dados, impressão de documentos, dados variáveis e, simultaneamente, podendo, ou não, combinar os documentos físicos com interação com informações digitais, atenderá as necessidades mais complexas dos mais variados ramos, dos clientes mais exigentes.
Soluções inovadoras, desde o planejamento, arte final, editorial e gráfico e tecnologia da informação, até a impressão de alta segurança, permitem a produção, em larga escala, de bilhetes de loteria esportivas, de números e instantâneas, rótulos e selos de segurança, etiquetas indeléveis de garantia de origem e marca, com tecnologia RFID multifrequenciais, código de barras, “QR code” e outras, para os mais diferentes objetivos incluindo seguimento geográfico do trânsito de produtos e cargas, quer no estoque, quer no trânsito externo até o cliente; documentos transacionais inteligentes, tais como para emissão e controle de pedidos, compra, faturamento, etc.; material promocional dirigido; impressão de dados variáveis sobre qualquer substrato ou documento; questionários para pesquisas e concursos seletivos públicos e privados personalizados e endereçados ao lugar que será ocupado pelo candidato a concursos públicos ou privados, vestibulares ou provas periódicas.
Esta gama infindável de produtos e serviços que atendem a maior parte das necessidades de marketing, comunicação, controle de vendas e distribuição, bem como da logística de acesso e distribuição, tanto para comércio atacadista como varejista, quanto para o consumidor final, só é possível graças a equipamentos altamente especializados que suprem toda a cadeia produtiva, embalagem, publicidade e de distribuição até o consumidor final, se for o caso.
Os clientes da Möbius Tecnologia Aplicada S.A. contarão ainda com o apoio dos exclusivos sistemas computacionais de suporte destas atividades e produtos, e com a assessoria contínua de designers de embalagens, técnicos e analistas altamente treinados nestes sistemas para oferecer a melhor e mais econômica solução.
Aliado à capacidade infinita de soluções, os clientes da Möbius Tecnologia Aplicada S.A. contarão ainda com as instalações industriais no estudo da arte, tecnologias gráficas e de processamento de dados garantidos por segurança máxima, tanto nos acessos de pessoas e cargas como, no recebimento, guarda e processamentos das informações e dados digitais, confidenciais ou não, de seus clientes e parceiros.
A integração de equipamentos especializados para imprimir dados variáveis em linhas ou campos discretos ou até páginas inteiras, sobre impressões gráficas dos mais variados tipos, numa única sequência produtiva, permite oferecer produtos únicos, de alta qualidade, que combinam tecnologias avançadas com material impresso tradicional numa gama infinita de produtos conjugados com serviços que os tornam únicos para cada cliente.
Por exemplo, um produto gráfico destinado a ponto de venda poderá incluir acessos inteligentes a variações, características e preços dos modelos oferecidos ao mesmo tempo que facilita e impulsiona o cliente a concluir a compra.
Assim, na maioria das vezes, a MTA venderá não apenas produto acabado, e sim, produtos inteligentes agregados a serviços que facilita não só a atuação do fornecedor, mas também disponibilizam ao consumidor informações e acompanhamento pós-venda.
A MTA também oferecerá serviços nas modalidades IaaS (Infraestrutura como Serviço) e SaaS (Software como Serviço) para aqueles que exijam estruturas físicas e de softwares complexos e de alto custo combinando produtos inteligentes com seus softwares de controles e gestão, a MTA oferecerá a seus clientes soluções completas de custo acessível para empresas de qualquer tamanho.